A conclusão das obras de ampliação e reforma do primeiro incinerador de lixo do Amazonas está prevista para a segunda quinzena de dezembro.
Entregue pela antiga administração municipal em estado de sucata, com a ausência de peças fundamentais para seu funcionamento (foto ao lado), o incinerador promete ser uma grande solução para a questão do tratamento de lixo no município de Anamã, que antes era depositado debaixo de uma centenária e esplendorosa Sumaumeira, atual cartão postal da cidade.
Com a preocupação e respeito pelo meio ambiente e a população anamaense, a atual administração iniciou uma série de medidas para limpar o município, principalmente a área que era utilizada antigamente como "lixão" da cidade, aos pés da sumaumeira. Ao todo, foram retiradas mais de duas toneladas de lixo debaixo da sumaumeira e transportadas, de modo legal, para o tratamento na lixeira municipal de Manacapurú.
Descaso no passado e Respeito no futuro
As condições em que foram entregues as dependências do complexo do incinerador municipal e a atual situação, dias antes da inauguração oficial.