Através de uma denúncia anônima, o 3 Grupamento de Polícia Militar do município de Anamã apreendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (01), cerca de 150 kg de pasta base de cocaína pura, avaliados em aproximadamente um milhão de reais, com dois elementos em uma canoa, no rio Solimões, em frente à entrada do Paraná do Anamã, a 129 km de Manaus.
Segundo Elieu Martins Alves (21) e seu comparsa identificado como Jairo, que portavam ainda dois revólveres calibre 38, o carregamento vinha do município de Tabatinga e teria três destinos definidos: o município de Anamã, a comunidade de Pararatari (entorno de Manacapurú) e o próprio município de Manacapuru.
O rio Solimões é hoje a principal rota do tráfico de drogas na Amazônia e conseqüentemente do Brasil, provenientes da Colômbia, através do município amazonense de Tabatinga, que faz fronteira com a cidade colombiana de Letícia. Segundo o comando da PM no município, estas ações devem se intensificar, visto que a população tem cada vez mais colaborado com o combate intensivo ao tráfico de drogas na região.